Como evitar fraudes em seu e-commerce

As fraudes que acontecem em e-commerce são uma grande preocupação na vida do empreendedor que possui lojas virtuais, e essa é uma pauta sempre presente na mente dos lojistas e daqueles que pretendem montar seu próprio negócio online, por se tratar de um problema grave que pode quebrar um negócio ou, no mínimo, desequilibrar o fluxo de caixa. Mas não é um problema sem solução ou prevenção! Vamos dar algumas dicas para ajudar você a lidar com essa situação, mas antes disso, vou explicar o que são as fraudes em e-commerce.

O que são fraudes no e-commerce

Uma fraude em e-commerce acontece quando os dados do cliente são utilizados de forma ilegal, são roubados por criminosos que utilizam os mesmos para atos ilegais diversos ou em caso de chargeback, que é quando após a compra ter sido confirmada através do cartão de crédito e o pedido enviado ou até entregue, o cliente reporte o cancelamento através do próprio cartão, sinalizando que a compra não foi feita por ele. Essas situações são extremamente prejudiciais para uma loja online, pois trazem perda de credibilidade e altos prejuízos, e como disse anteriormente, podem levar um negócio a falência. Para evitar casos como esses, abaixo estão alguns conselhos:

Tenha uma certificação de segurança digital

É essencial possuir um certificado de segurança reconhecido em sua loja, pois não causa uma boa impressão o seu cliente receber um aviso de “hey, esse site não é seguro” enquanto ele pensa em fazer uma compra online, não concorda? Principalmente levando em consideração que é um ambiente considerado arriscado. Para evitar situações que intimidem a compra, consiga seu certificado, pois com ele você vai criptografar as informações que seus clientes deixarem contigo no ato da compra, impedindo ataques criminosos. Há algumas boas plataformas que disponibilizam isso por um preço acessível.

Implante um sistema antifraude

Um sistema antifraude vai avaliar se a compra que está sendo feita é real, por um cliente que não é de má fé, através da análise de dados ou da confirmação através de um diálogo real com o mesmo. Claro, isso não inibe completamente os ataques criminosos, mas com certeza diminui muito as chances.

Há dois caminhos:

Terceirize um sistema antifraude

Depender apenas da análise feita pelas companhias de cartão de crédito é algo muito raso e arriscado, pois eles apenas avaliam se os dados conferem com a conta e se há saldo o suficiente para a compra na mesma. Não há uma avaliação mais profunda, por exemplo, de um possível caso de compra através de um cartão clonado, e no caso de isso ocorrer, a responsabilidade é totalmente do lojista, que deve arcar com os prejuízos. Dada essa situação, contratar um sistema para intermediar o pagamento é uma boa alternativa, principalmente para lojistas que estão começando a sua empresa agora e não possuem os recursos necessários para manter pessoas cuidando dessa análise. No entanto, um bom sistema pode cumprir bem essa tarefa.

Crie um sistema próprio de análise de fraude

Uma forma eficiente de avaliar se um cliente não possui segundas intenções em sua compra é adotar uma ferramenta de lead scoring, onde é possível acompanhar o processo que levou ao ato da compra, provando a integridade do mesmo. Outra forma de confirmar se aquele cliente realmente quer fazer a compra é ligar para o mesmo. Se tem uma dúvida, a melhor forma de chegar a uma conclusão real é perguntar, certo?

Esses dois casos exigem uma análise humana, sendo assim, é importante capacitar seu pessoal para a comunicação com o cliente. Essa estratégia é mais indicada para empresas que possuam um número de colaboradores um pouco maior, pois demanda mais recursos, no entanto sua eficácia não fica a mercê de um software, que querendo ou não, pode vir a falhar, aprovando compras suspeitas e rejeitando compras legítimas. Não que isso não possa acontecer com a análise humana, no entanto, são formas de prevenção diferentes.

Esperamos ter ajudado você com esses conselhos, mas se achar necessário tirar alguma dúvida conosco, entre em contato por WhatsApp clicando aqui, ficaremos felizes em conversar contigo!

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