A influência das cores na conversão para vendas

Muita gente começa seu e-commerce sem saber direito como criar um bom site para vendas, apenas pegam um template pronto e não fazem muitas adaptações no visual. Isso não parece um grande problema, mas as cores são uma ferramenta muito útil para realmente chamar a atenção e vender.

Talvez você esteja pensando: “cores não são tão importantes assim”. Tudo bem que você ache isso, porque a influência que as cores fazem em nós são tão inconscientes que não conseguimos bloqueá-la, ela simplesmente acontece sem que a gente perceba. Não entendemos muito bem por que compramos, apenas acreditamos que precisamos consumir e assim fazemos. Entender como isso funciona é uma arma poderosa para as suas vendas.

 

“É preciso entender que os seres humanos têm mecanismos de defesa inerentes no que se refere às palavras. Mas nós não temos as mesmas defesas com relação às formas (imagens e símbolos) ou às cores, já que não estamos conscientes do efeito que as formas e as cores surtem em nós.”

– Bonnie Law. Color Research Institute.

 

É interessante começar com essa frase, porque além de estar no livro “Quando você faz o que eu quero”, que toda pessoa que trabalha com vendas deveria ler, ela traduz muito bem sobre o que estamos conversando aqui. As cores têm um peso muito grande para as vendas, interpretamos as informações baseado em um conjunto de texto, formas e cores, mas vamos focar na psicologia das cores porque elas são a mais simples e primária influência.

Antes de mais nada, é importante dizer que o que está escrito aqui não é lei, existem casos e casos, fora que o tom da cor influencia na sensação que ela transmite, isso fora as inúmeras misturas possíveis, e por isso, apenas a prática e os estudos vão te levar a entender o que as cores causam nos seus clientes, no entanto, esse texto é o começo.

Branco: Pureza, paz, plenitude, inocência, bem, vida.

O espaço em branco é o mais importante do seu site, pois é ele que vai direcionar o olhar das pessoas para o lugar que você deseja. Não é necessário tentar preencher todos os espaços com informações, links e coisas do tipo, mas direcione a atenção do seu público para ele fazer o que você deseja, ou até mesmo para eles entenderem melhor o que você quer passar.

Por conta de a cor branca estar ligada a pureza, muitas vezes cores claras e o branco são utilizados para lojas infantis e coisas fofas, como presentes, almofadas, etc.

Um bom exemplo do uso bem feito dos espaços em branco são as telas de login. Nelas o espaço em branco é o que faz que nossa atenção seja direcionada ao ponto principal da tela, onde você vê principalmente o botão de entrar e os botões para baixar o aplicativo, no exemplo.

No caso do Instagram, esse espaço foi muito bem utilizado porque os botões de destaque estão muito bem definidos e é vantajoso ao Instagram que as pessoas baixem o aplicativo da rede social, onde todas as funcionalidades estão incluídas.

É nos espaços em branco que você define o que é a informação principal, separe sua tela em blocos de informação que se destaquem para transmitir a mensagem desejada. Vale reforçar: não é necessário preencher a tela completamente, o vazio é importante para chamar a atenção para as coisas certas.

 

Preto: Elegância, poder, mistério, luto, destruição, mal, morte.

O preto carrega uma energia que pode chegar até a ser sensual. Por estar ligado ao poder e a elegância, é muitas vezes utilizado em lojas de roupas e de equipamentos eletrônicos como celulares e computadores. Ele trás contraste de uma forma diferente do branco, de forma que o site fica visualmente mais carregado. As coisas deixam de ser leves e puras para ganhar uma energia mais adulta.

No exemplo, o preto está ligado a moda, indo para o lado da elegância. A forma que foi utilizado funcionou muito bem para destacar a foto do banner inicial e agregar valor a o que está sendo vendido. Utilize o preto caso o posicionamento do seu produto seja voltado para jovens e adultos, com uma temática ligada a força, luxúria, elegância ou poder. Para a tecnologia ou temáticas futuristas também funciona muito bem, pois estar ligado ao desconhecido, ao mistério.

 

Vermelho:  Paixão, ira, sangue, energia, ação, perigo, animação, calor, força.

O vermelho pode ser usado em diversas situações, é uma cor muito importante para as vendas. Nossos olhos geralmente veem primeiro a cor vermelha, pois é a cor mais intensa entre todos os espectros de luz, fora o fato de se destacar no nosso inconsciente por representar o calor, o perigo, o sangue, a carne e o alimento.

A cor vermelha pode ser aplicada para fazer call to actions – ou chamadas para alguma ação – , pode ser utilizada em sites infantis por ser a cor preferida das crianças que são seres carregados de energia, também há a possibilidade de ser utilizada como algo ligado a paixão, o amor ou a sensualidade, e por fim pode estar em lojas que querem fazer vendas rápidas e causar impulsividade, já que o vermelho está ligado ao perigo e cria em nós a sensação de urgência em tomar uma atitude.

O caso do exemplo é justamente o de chamar a atenção do cliente para tomar uma atitude. O site todo está voltado para a compra impulsiva, promoções e palavras que são gatilhos mentais para a persuasão – inclusive recomendo que você leia sobre esse tema –, tudo amarrado com a urgência do vermelho. Isso funciona, mas tenha cuidado, porque nem sempre uma compra impulsiva resulta em um lucro, pois podem haver casos de devolução que consomem toda a margem de lucro da venda.

Use o vermelho, mas use com cautela para não deixar o site carregado demais, pois o vermelho também simboliza que há algo de errado. Lembre-se de ter moderação.

 

Amarelo: Felicidade, alegria, luz, fé, cordialidade, positividade, concentração, sabedoria.

O amarelo é a cor que mais se aproxima visualmente do branco. Por ser uma cor extremamente luminosa, ela não pode ser usada excesso em seu site, pois causará desconforto aos olhos do usuário. Uma dica é utilizar essa cor acompanhada do preto ou do cinza, porque elas juntas dão a ilusão de que o amarelo está mais vívido, além de melhorar a leiturabilidade.

No exemplo acima, o amarelo foi utilizado principalmente com o preto, transmitindo uma energia forte e prendendo a atenção do leitor. Por conta dessa característica, é interessante usar o amarelo para anunciar promoções.

Para lojas que procuram trazer uma alegria mesclada ao equilíbrio, é aconselhável mesclar o amarelo com o azul, para trazer uma mensagem ainda mais positiva ao usuário. Isso porque o azul é a cor preferida da maioria das pessoas, por representar o céu azul, que costuma vir de um dia ensolarado e cheio de energia, alegria.

 

Verde: Natureza, cura, esperança, crescimento, equilíbrio entre razão (azul) e emoção (amarelo), progresso.

Para falar de verde, basta de lembrar do sinal de trânsito: “está tudo certo, pode ir”.

Essa cor carrega tranquilidade, esperança, está associada a natureza e é a cor mais tranquila de todas, ela apenas se torna desconfortável se misturada ao vermelho, sua oposta complementar, portanto evite essa mistura. A harmonização com essa cor não é difícil, mas evite utiliza-la em tons escuros por áreas muito grandes, pois nesse caso o verde se torna desconfortável e obscuro.

Para sites de produtos naturais ou orgânicos, essa cor funciona muito bem. Busque usar ela com bastante branco para deixar o site iluminado e potencializar a imagem de vitalidade. Essa cor pode ser utilizada em botões e textos sem problemas de leitura.

 

Azul: Calma, responsabilidade, confiança, frio, quietude, competência, nobreza, lealdade.

O azul é uma cor serena, com tons que podem variar da tranquilidade para a melancolia ou frieza. É a cor mais popular entre as pessoas, por trazer tranquilidade e boas emoções, basta fazer uma associação com o céu azul: é uma cor que acalma, acolhe, mostra segurança. Já em tons mais escuros, o azul está ligado a ideia de poder, seriedade, competência.

O uso do azul é feito com frequência para vender tecnologia, produtos de higiene ou coisas relacionadas a tranquilidade, como seguros. Em seu site, essa cor pode ser um coringa de neutralidade. Ao contrário das cores que citei aqui, o azul não está ligado a uma ideia de certo, atenção, perigo ou errado, ela é simplesmente uma cor tranquila e receptiva. Além disso, essa cor pode ser enxergada mesmo por pessoas com daltonismo, ou seja, o azul é universal. Use dele para criar um ambiente agradável em seu site.

 

Violeta: Mistério, frio, prestígio, temperança, ciúme, melancolia, luto.

O violeta está ligado a sensualidade, mistério, poder, tornando-se uma cor atrativa aos olhos femininos – tanto que, após o azul, essa é a cor preferida das mulheres –. Próximo a cor lavanda, se torna uma cor delicada, doce e até fofa, dependendo do caso.

Para o violeta, até por ter sido uma surpresa para mim conhecer essa informação, precisei colocar duas imagens de exemplo. Como já disse, o violeta é uma cor amada pelas mulheres, certo? Uma boa parte das mulheres são mães, certo? Então por que não usar a cor lilás em uma loja de itens para bebês? Não é algo difícil de se deduzir, mas acredito que isso expande os horizontes e mostra como as ideias que você leitor pode ter para aplicar as cores podem ir além, basta ser criativo nas suas associações. No segundo exemplo, o roxo é usado de uma forma mais sensual e madura, já que está sendo aplicado em uma loja de cosméticos.

Conclusão

As cores são uma ferramenta muito útil na hora de formar uma boa primeira impressão sobre seu e-commerce ou seu negócio de um modo geral, basta entender que mensagem você quer passar para o seu público e seguir as instruções passadas aqui sobre os significados inconscientes das cores.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre psicologia das vendas e gatilhos mentais, recomendo que você faça a leitura do livro “Quando você faz o que eu quero”.

Tem um case peculiar e ainda não sabe como aplicar a psicologia das cores? Vamos continuar o nosso papo, deixe a sua dúvida em nosso post do Facebook clicando aqui.

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